quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cinco em rama

Para já, o testemunho dos antigos sobre cinco em rama,
Potentilla reptans :
Pharmacographia do codigo pharmaceutico lusitano
Dedicado a […] D. Maria II
1836
Por Agostinho Albano da Silveira Pinto

Página 273/274
P. reptans, potentilla ordinária, ou cinco em rama (quinte feuille fr.). H. nos prados, e sítios abrigados e húmidos, flor, no Verão. Perenne off. Raiz ,herva (pentaphyllon dos formulários).
Raiz cilíndrica, descendente, parnchymatosa, com o centro medullar orbicular tendo uma estrelade 5 raios; a parte cortical é rubra, muitos caules d’uma só raiz, filiformes, reptantes; folhas quinadas, ou 5 em rama, dos folíolos os 3 exteriores são quasi iguaes, os outros dons menores, pedunculos lateraes, axilares, de flores solitárias.
A raiz é quasi inodora, um tanto estyptica: usada como adstringente tónico nas diarrheas, etc.

Memorias economicas da academia real das sciencias de Lisboa, Volume 4             Para o adiantamento da Agricultura, das Artes, e da Industria em Portugal e suas Conquistas (1812)
Pagina 148
Não falta quem diga, que as Cabras brancas dão mais leite; e que as ruivas e negras dão menos, porêm de melhor qualidade. Para que dem muito leite, he preciso, que paftem onde haja baftante Dictano, Cinco em rama, e Trevo: hervas que os creadores devem cuidar em multiplicar nos sítios de paftagem.

Estes dois livros, estão disponíveis na Internet, com consulta gratuita em vários sites.

Sem comentários: