quinta-feira, 21 de julho de 2005

Camarinhas


Corema.jpg 
foto http://www.horta.uac.pt 

A camarinha (Corema album) ou camarinheira é um arbusto da família das Empetraceae, é endémico em Portugal.
Frequente em sistemas dunares ou em matas baixas dos pinheirais. Produz um fruto comestível e a sua rama liberta um cheiro semelhante ao mel.
É outro arbusto que poderia ser adaptado como ornamental, mas muito pouco visto sem ser no seu estado natural.
Existe uma cantiga popular antiga que lhe faz honra, e fiquei com interesse em saber se o Senhor da Pedra existe, e se existe se ainda existem por lá camarinhas. 

Fostes ao Senhor da Pedra
Minha rica Mariquinhas...
Nem por isso me trouxestes
Um ramo de camarinhas.
Hei-de ir ao Senhor da Pedra
Para colher as camarinhas...
Mas, meu amor, é de lá
Já mas tinha apanhadinhas.
Fui ao mar às camarinhas
E cacei um camarão...
(coro)
Ai sim, camarinha, ai sim!
Ai sim, camarinha, ai não!
Ai sim, camarinha, ai sim!
Camarinha, ai sim!
Camarinha, ai não

Sem comentários: