sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Guarda -sol

Eu quando vejo bagas numa planta, fica-me a um bichinho cá dentro a moer, a moer, para tentar descobrir se esse fruto não terá alguma utilidade.

Neste caso estamos a falar duma planta, usada como planta de interior com grande divulgação em Portugal. Os brasileiros chamam-lhe planta guarda-sol.
Pela primeira vez vi a sua frutificação, ainda se encontra num vaso mas está com um porte grande. É uma planta muito resistente, já se encontra no exterior há alguns anos e pega facilmente de estaca. Antes de avançar,gostava de avisar que até prova em contrário, as bagas desta são tóxicas.

A sua classificação é Schefflera arboricola Hay, (também conhecida como Heptapleurum arboricola Hayata), na planta da fotografia é a var. variegata, por ter a folha em tons de amarelo e verde.

A sua origem é Taiwan, mais precisamente da ilha de Hainan.
Daí fui à procura na origem, realmente a Flora da China , faz referência como sendo uma planta com utilização medicinal e ornamental. Da parte medicinal não encontrei mais referências, só que as suas raízes secas são vendidas como adubo verde, mas num site que não me dá grande confiança.

Vou pesquisar mais tarde e talvez volte a falar deste guarda-sol.

Sem comentários: